segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Já tenho candidato.


Durante as 32 horas que permaneceu em Rio Branco (AC) para ouvir familiares, amigos e aliados políticos a respeito do convite para trocar o PT pelo PV, o comportamento da senadora Marina Silva (PT-AC), ex-ministra do Meio Ambiente, deixou em todos os interlocutores a certeza de que será mesmo candidata a presidente da República.

Foram horas marcadas por ansiedade, choro e ranger de dentes. Em várias ocasiões, a senadora e seus aliados não conseguiram controlar a emoção. Choraram ao relembrar de fatos que foram permeados por apelos para que permaneça no PT.

Durante as conversas, Marina Silva várias vezes se referiu ao PT como “o nosso partido”, mas um apelo evidenciou ainda mais a disposição dela de se desfiliar da legenda para estabelecer uma nova fase na sua trajetória política.

- Vocês não precisam me acompanhar. Permaneçam no PT e mantenham a coesão da [coligação] Frente Popular do Acre para que possam ser ampliadas as conquistas até aqui alcançadas nos três mandatos consecutivos de nosso partido. Esse é um projeto político que tem dado certo no Estado - afirmou.

- Tenho que ser sincero: a luta da Marina tem ganhado um projeção cada vez maior no cenário nacional e mundial. Nós não temos a menor possibilidade de pressioná-la para mudar o que pensa e faz - é o que tem respondido de essencial o governador.

Marina Silva deixou claro a alguns de seus interlocutores que não vai esperar até o final do mês para anunciar sua decisão, que acontecerá após manter mais algumas conversas em Brasília. É possível que o anúncio da decisão ocorra na próxima semana.

O maior problema para os petistas do Acre é como se explicar de uma provável cobrança do presidente Lula, que alegará o apoio de sua gestão ao governo estadual. Por ora, os petistas não têm resposta no caso de Lula os responsabilizar por permitirem que Marina Silva esteja mudando o cenário da sucessão presidencial.

Pode ser que a Marina esteja entrando pela porta da frente, se for eleita presidente, e pode ser que ela seja responsável por um retrocesso irreparável para a geração atual, tanto no Acre quanto no Brasil

- Boa sorte, Marina - disse o líder estadual do PCdoB ao abraçar e beijar a testa da senadora dentro avião.



Com simpatizante do anarquismo que sou, não tenho nenhuma esperança de que este sistema político que ai está possa realmente produzir uma mudança significativa noBrasil e mundo. Também creio que, por mais bem intencionada que possa ser a Marina Silva, nesse sistema atual ou você se corrompe para chegar ao poder ou você é deposto se continuar a incomodar quem manda. Não me iludo, mas respeito uma das figuras mais admiraveis da políticia atual, alguém que quando esteve como ministra do meio ambiente fez o que pode pela Amazônia, e depois saiu por perceber que a função exercida era mera demagogia, porque no fundo mesmo ninguém esta nem ai para a devastação da Amazônia, o que querem mesmo é apropriação das terras para render mais dinheiro ao país e empresários. Acredito que ela nem tenha chance, caso se candidate, e pode até ser que se corrompa caso chegue ao poder. Ainda assim, apesar de tudo, votaria nela, é uma forma de prostestar contra a ilusão que foi PT, contra a hipocrisia que é o PSDB. Sonhar é preciso....


.

Um comentário: