segunda-feira, 13 de julho de 2009

Sobre a greve de professores em Pernambuco

Ocorreu nesta manhã mais um ato da greve deflagrada desde o dia 6 deste mês. Como o governo se recusa a negociar, houve uma manifestação pública no colégio Barbosa Lima a partir das 7:30. Mais uma vez pude estar lá e presenciar fatos bem corriqueiros na nossa realidade.

1) Alguns professores que se posicionaram a frente de um carro da GRE que entrava no colégio foram empurrados com violência por um tenente da polícia de nome Marcio.

Detalhe1: Era ele quem comandava os policiais presentes. Que exemplo de comando hein?
Detalhe2: Em sua farda constava sua função na polícia "instrutor de abordagem", hoje ele deu aulas "práticas" de abordagem. Me lembrei do Macaco Simão, este é o país da piada pronta.

2) Como os policiais não estavam conseguindo conter a progressão dos professores no colégio, o choque foi chamado. O choque, aquela força especial da policia que age de maneira carinhosa com os manifestantes.

Detalhe1: Quase sua totalidade estava sem identificação, apenas vi o nome do comandande: Matias. Isto não é contra a lei, não se identificar para a sociedade?
Detalhe2: Dois guardas do choque já entraram no estacionamento do colégio com o cacetete na mão. Para que? quais suas pretenções?

Eu, juntamente com um amigo professor, conversei os dois e disse que isso não era necessário, que não estavamos ali para confrontare sim lutar por um emprego digno. Os cacetetes foram guardados, prevaleceu o bom censo e não houve enfrentamento.

3) Muitos jornais estiveram presentes, conversamos com um réporter da Folha e eles nos confidenciou, que tudo o que viu e escreverá será, com certeza, mudado pelo seu redator chefe. Disse ainda que nem assina mais a matéria. O que comprova o partidarismo claro dos meios de comunicação.

4) Os alunos ficaram trancados no local, sem a opção de permancer ou não dentro do colégio.
que democracia é essa?

todos os atos acima citados foram filmados e fotografado pelos presentes.

2 comentários:

  1. A polícia é uma vergonha porque o Estado está morto. O texto mostra muito bem o que não conseguimos ver pela grande mídia!

    ResponderExcluir
  2. vivemos amigados com uma senhora ditadura que esconde seus " poderes de opressão" em um casaco de pele decorado pelas estrelas " brilhantes e alienantes do PT. A democracia é a bruxa da liberdade de expressão no Brasil.

    abraços.

    bom texto!

    ResponderExcluir